Características
Uvas utilizadas: obrigatoriamente - corvina veronese, rondinella e molinara.
Técnica de Vinificação: antes do processo de fermentação, as uvas passam por uma secagem em armazéns especiais por aproximadamente 3 a 4 meses, com isso, elas ficam parecidas a uvas-passas, ou seja, com pouca água e alta concentração de açúcar.
Vinho tinto com cor vermelha rubi intensa, tendendo ao granada com o envelhecimento; aroma de frutas maduras (cereja), frutas em compota e toques herbáceos.
O sabor é aveludado, de corpo intenso e harmonioso.
Teor alcoólico alto (mínimo 14 %).
Vinho com capacidade para envelhecimento (mais de 20 anos, dependendo da safra).
Não se confunda com o nome: Amarone não quer dizer amargo. Devido à alta concentração de açúcar das uvas-passas usadas em sua produção, o vinho pode ter um pequeno residual de açúcar, tornando-se muito agradável ao palato, apesar de seu alto teor alcoólico.
O Amarone é produzido com as mesmas uvas do vinho Valpolicella. Os grandes diferenciais são: o processo de secagem antes da vinificação (em lugares parecidos com os mostrados abaixo) e o envelhecimento.
A região de Valpolicella
Valpolicella é uma das mais belas e interessantes regiões vinícolas da Itália. No entanto, particularmente no Brasil, devido a imensa variedade de vinhos com baixa qualidade que inundam as prateleiras dos supermercados e as cartas de vinhos de milhares de cantinas italianas espalhadas por todo o Brasi.
Situada no Veneto, Valpolicella é uma região montanhosa, de terra fértil, conhecida desde os tempos ancestrais. Compreende os vales dos rios Negrar, Marano e Fumane, que se originam nas montanhas Lessini, a oeste de Verona. Também faz parte da região uma larga faixa de terras altas planas que se estende ao longo do Rio Adige, desde La Chiusa até Parona.
Boa noite...parabéns pelo post...acabei de adquirir uma garrafa...estou super curiosa, imagino que deve ser um vinho muito bom.
ResponderExcluirAbraços.
Leonor
Boa noite Leonor!!
ResponderExcluirSorte tua hem, esse é um vinho apaixonante, comecei a me interessar por vinhos após provar um Amarone!!!
Grande abraço!!
Fabiana