quinta-feira, 19 de maio de 2011

Amarone, O Grande Vinho do Veneto

Características

Uvas utilizadas: obrigatoriamente - corvina veronese, rondinella e molinara.

Técnica de Vinificação: antes do processo de fermentação, as uvas passam por uma secagem em armazéns especiais por aproximadamente 3 a 4 meses, com isso, elas ficam parecidas a uvas-passas, ou seja, com pouca água e alta concentração de açúcar.

Vinho tinto com cor vermelha rubi intensa, tendendo ao granada com o envelhecimento; aroma de frutas maduras (cereja), frutas em compota e toques herbáceos.
O sabor é aveludado, de corpo intenso e harmonioso.
Teor alcoólico alto (mínimo 14 %).
Vinho com capacidade para envelhecimento (mais de 20 anos, dependendo da safra).


Não se confunda com o nome: Amarone não quer dizer amargo. Devido à alta concentração de açúcar das uvas-passas usadas em sua produção, o vinho pode ter um pequeno residual de açúcar, tornando-se muito agradável ao palato, apesar de seu alto teor alcoólico.


O Amarone é produzido com as mesmas uvas do vinho Valpolicella. Os grandes diferenciais são: o processo de secagem antes da vinificação (em lugares parecidos com os mostrados abaixo) e o envelhecimento.

A região de Valpolicella

Valpolicella é uma das mais belas e interessantes regiões vinícolas da Itália. No entanto, particularmente no Brasil, devido a imensa variedade de vinhos com baixa qualidade que inundam as prateleiras dos supermercados e as cartas de vinhos de milhares de cantinas italianas espalhadas por todo o Brasi.

Situada no Veneto, Valpolicella é uma região montanhosa, de terra fértil, conhecida desde os tempos ancestrais. Compreende os vales dos rios Negrar, Marano e Fumane, que se originam nas montanhas Lessini, a oeste de Verona. Também faz parte da região uma larga faixa de terras altas planas que se estende ao longo do Rio Adige, desde La Chiusa até Parona.

2 comentários:

  1. Boa noite...parabéns pelo post...acabei de adquirir uma garrafa...estou super curiosa, imagino que deve ser um vinho muito bom.

    Abraços.

    Leonor

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Leonor!!

    Sorte tua hem, esse é um vinho apaixonante, comecei a me interessar por vinhos após provar um Amarone!!!

    Grande abraço!!
    Fabiana

    ResponderExcluir