segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Vinícola Francis Copolla lança vinhos com rótulo do artista Dean Tavourlaris
O diretor da produção, Corey Beck, selecionou lotes de fruta excepcionais da prestigiosa vinícola de Coppola, elaborando pequenos lotes de vinhos exclusivos, apenas para convidados.
Os desenhos são de Dean Tavoularis, que colabora com Coppola desde "O Poderoso Chefão"
Cada lote é esmagado, fermentado e envelhecido separadamente, durante a fase final de mistura, para garantir um produto final digno de ser nomeado "Reserva".
As obras de arte do designer de produção cinematográfica, Dean Tavoularis, decoram os rótulos dos vinhos FC Reserve.
Tavoularis conheceu Coppola durante a produção de "O Poderoso Chefão", e os dois artistas continuaram a parceria durantes anos nos diversos projetos criativos, incluindo mais de uma dúzia de filmes, o pátio e a fonte da vinícola Rubico Estate, em Napa Valley, além do seu espaço interno e externo.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Saiba mais sobre Azeite de Oliva
O Azeite dá sabor, aroma e cor, integra os alimentos, personaliza e identifica um prato.
Na hora de escolher um azeite deve-se esquecer:
Da acidez do azeite pois está não está directamente relacionada com o seu sabor. A acidez está relacionada com o estado fitossanitário das azeitonas, enquanto que o sabor, cor e cheiro do azeite é dado por pequenos compostos chamados compostos menores.
Da cor do azeite pois esta não está relacionada com a qualidade. Azeites mais verdes são provenientes de azeitonas mais verdes enquanto que azeites mais amarelos são provenientes de azeitonas mais maduras.
E deve lembrar-se que:
O azeite inicia processos de deterioração a partir do momento em que é extraído, logo não deverá armazená-lo por períodos muito prolongados de tempo;
Dentro da ampla gama de Azeites hoje disponível no mercado, deverá eleger o Azeite em função da sua utilização culinária e do seu gosto pessoal, sendo que os tipos disponíveis são:
Azeite Virgem Extra
Azeite de qualidade superior, com sabor e cheiro intensos a azeitona sã. Não apresenta nenhum defeito organoléptico. Acidez igual ou inferior a 0,8%. Apto para o consumo directo e ideal para temperar a cru. Os azeites virgem extra de sabor mais suave são ideais para o tempero de saladas e alimentos com sabor mais suave, bem como para a doçaria.
Por outro lado, os azeites virgem extra de sabor mais intenso vão melhor com alimentos de sabor mais marcado e poderão ser utilizados para a confecção de alguns molhos.Azeite Virgem
Azeite de boa qualidade, com sabor e cheiro a azeitona sã. Acidez igual ou inferior a 2%. Apto para consumo directo e apropriado para assados, sopas, refogados ou marinadas.
Azeite – contém azeite refinado e azeite virgem.
Trata-se de azeite refinado, enriquecido com azeite virgem, aromático e frutado, com grau de acidez igual ou inferior a 1,0%. É ideal para frituras dada a sua elevada resistência às altas temperaturas. É mais barato, mantém o valor nutritivo do azeite e tem um ponto de fumo bastante elevado o que permite aumentar o seu número de utilizações. Além disso, forma uma crosta na superfície dos alimentos, que impede a penetração do Azeite no interior dos mesmos. Com a utilização do Azeite para a fritura obtêm-se fritos mais secos e apetecíveis.
CURIOSIDADES
Sabia que...
Todas as azeitonas são negras se as deixarem amadurecer até ao fim.
Para extrair 1 l de Azeite são necessários, em média, 5 a 6 Kg de azeitonas.
O grau de acidez pouco ou nada tem a ver com o cheiro e o sabor do Azeite. A acidez tem a ver com a quantidade de ácidos gordos livres que o Azeite possui e também com a variedade e o estado de maturação da azeitona quando é colhida.
A cor do Azeite não está directamente ligada ao seu sabor ou aroma. Um Azeite verde provém de azeitonas ainda verdes enquanto que um Azeite dourado provém de azeitonas maduras. Mas o Azeite é geralmente obtido a partir de uma mistura de variedades de azeitonas, com diferentes graus de maturação.
Como produto natural que é o Azeite, ao contrário do vinho, não melhora com o tempo, pelo que é aconselhável consumi-lo o mais cedo possível. Quando bem acondicionado, pode conservar-se, sem alteração das suas características, ao longo de 18 meses a partir da extracção.
O rendimento do Azeite é maior do que o de outras gorduras vegetais, tanto em frio como em quente.
O Azeite deve guardar-se em recipientes de vidro, de preferência escuro, ou em recipientes de folha de flandres ou de aço inox. Deve manter-se em local fresco, sem luz e longe de produtos com cheiros intensos para evitar que os absorva.
Quando sujeito a temperaturas muito baixas o Azeite pode solidificar. Contudo, ele retomará o seu aspecto inicial quando volta à temperatura ambiente, não perdendo nenhuma das suas características.
Niel Amstrong deixou na lua um raminho de oliveira em ouro como símbolo da paz.
Azeite de Oliva é sinônimo de saúde e sabor!!!!!!!!!!!!
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Vinícolas da Turquia ganham espaço no mercado internacional
"As vinícolas premiadas da Turquia estão atraindo famosas marcas de vinho do mundo", disse Yasin Tokar, chefe da Associação de Produtores de Vinho da Turquia, no sul da província de Denizli.
Essa associação e o mercado de vinho turco realizaram uma conferência para a imprensa em Denizli. Notando que as vinícolas turcas vinham sendo comparadas frequentemente com as famosas vinícolas de Napa Valley, Tokat disse, "Vinhos produzidos na região sul da Turquia são altamente favorecidos entre os amantes de vinho que procuram sabores únicos".
"As uvas plantadas em uma área de 30 milhões de metros quadrados em Denizli atraem muitos produtores de vinho mundialmente famosos", ele disse, acrescentando que Cabernet Sauvignon e Shoraz são dois tipos favorecidos pelos produtores estrangeiros.
Kalecik Karasi, uma uva plantada majoritariamente na Turquia Central, e Öküzgözü e Boğazkere, ambas uvas vermelho-escuras e originárias do leste do país, são listadas como as uvas favoritas pelos produtores estrangeiros, já que os vinhos produzidos por essas uvas apresentam um sabor e aroma únicos, encontrados apenas em solo turco.
Desde que muitos fazendeiros começaram a focar na produção de uvas na província do sul do país, eles têm sido encorajados por uma forte demanda local e internacional, e Denizli emergiu como o centro dos negócios vinícolas da região.
"Trio, um vinho único de Öküzgözü, Boğazkere e Kalecik Karası misturadas como Cabernet Sauvignon ou Shiraz é o favorito de muitos amantes de vinho", disse Tokat. Esse vinho especial ganhou duas medalhas de bronze nas competições vinícolas nos EUA e Reino Unido esse ano, ele acrescentou.
Apesar do sucesso internacional do vinho turco, as suas exportações do país tem se concentrado em três mercados particulares: o norte de Cyprus, com 26%, Bélgica com 23% e Alemanha com 10%, de acordo com a Export Prootion of Center of Turkey.
Fonte: Revista Adega
terça-feira, 9 de agosto de 2011
III Festival Gastronômico de Portalegre
Há 250 anos, o português Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo fundava a terceira Vila da Capitania do Rio Grande. A data era 8 de dezembro de 1761. O valor sentimental daquele pequeno povoado, a 700 metros de altitude, pesou na escolha do nome de batismo, pois o lugar lhe lembrara a outra Portalegre, na região do Alto Alentejo, em Portugal. Em tom de homenagem, nascia assim a cidade de Portalegre, no oeste norte-rio-grandense, município cujo passado é recheado de histórias e lendas e que chegou a ser a capital do RN por um período de nove dias. Desde 2004, Portalegre foi reconhecida como Cidade-irmã da sua homônima portuguesa.
Apesar de toda essa ligação sentimental e histórica, faltava ainda um tempero na mistura: a gastronomia portuguesa em solo portalegrense. O III Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre, que acontece de 12 a 14 de agosto, pretende dar o primeiro passo no resgate dessa culinária de influências alentejanas e sertanejas através das oficinas e palestras.
Com realização da Lógica Eventos e produção das Secretarias de Cultura e de Turismo e Meio Ambiente de Portalegre, o festival tem patrocínio do Governo do Estado, prefeitura de Portalegre e Ministério do Turismo. A direção do evento é de Walde Faraj, Carlos Lira Jr e Sanylle Faraj. A coordenação gastronômica é dos chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo. A produção local é dos secretários municipais Temístocles Maia e Maria Aucely Costa.
PROGRAMAÇÃO: