terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aprovada lei que regulamenta a profissão de Sommelier

Finalmente sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei Nº 12.467 de 26 de agosto de 2011, que regulamenta a profissão de sommelier no Brasil. Com ela torna-se legítima uma nobre atividade, cujo reconhecimento e prestígio crescem cada vez mais em nosso país, carente de um bom serviço do vinho.

De acordo com a nova lei, considera-se sommelier o profissional tecnicamente formado, através de cursos no Brasil ou no exterior, por instituições oficiais, públicas ou privadas, e também o profissional sem a referida formação, que à data da sanção da lei já exerça esta função há mais de três anos.

O autor da proposta foi o deputado Eduardo Cunha do PMDB do RJ e o seu relator Romero Jucá do PMDB de RR, que estabelecem que sommelier é o profissional encarregado de executar serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e companhias aéreas e marítimas. Não há como negar a importância dessa regulamentação, mas ela apenas reflete a importância que o vinho vem ganhando entre os brasileiros. Importante dizer que não basta ao sommelier ser só um técnico eficiente e frio na prestação do serviço do vinho. Ele precisa ainda entender de gastronomia, de vinhos e outras bebidas, ser polido no trato com o cliente, humano, atencioso, empático e empenhado na satisfação do cliente.

Finalmente o Brasil reconhece como legítimo o valor desse profissional já tão valorado em outros países e isto será um divisor de águas para fazer crescer essa categoria e estimular os já iniciados nela a se capacitarem cada vez mais.



Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário