terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mundo Dos Destilados: Calvados

Calvados é uma bebida alcoólica destilada originária da Baixa-Normandia, França, feita à base de maçã, da qual é extraída a sidra que depois é fermentada e destilada. O Calvados é uma bebida D.O.C. (D'Origine Controlée, Denominação de Origem Controlada) como o champagne, o cognac, o armagnac, etc., isto é: só pode receber o nome Calvados a bebida feita em acordo com a legislação francesa e produzida naquela região específica.

São usadas mais de trinta tipos de maçãs na fabricação da sidra que, destilada, resulta no Calvado. O tempo de descanso é assim encontrando nos rótulos: três estrelas ou maçãs, mínimo de dois anos; Vieux ou Reserve, mínimo de três anos; VOVieille Reserve, mínimo de quatro anos; VSOP ou Grand Reserve, mínimo de cinco anos; Napoleon/Hors d’age/Age Inconnu ou Extra, mais de cinco anos.

Um produtor de Calvados geralmente usa cerca de 100 variedades específicas de maçã para produzir seu Calvados. Calvados é a base da tradição de le trou Normand, ou “o furo normando”, pode ser servido como aperitivo, misturado nas bebidas, entre refeições, como digestivas ou com o café.

Grandes marcas: Christian Drouin Couer de Lion, Daron, Le Compte, Père Magloire.

Um comentário:

  1. E bebericar um Calvados fumando um puro cubano é uma delícia absoluta, magnífica conclusão de um bom jantar - tudo isso, é claro, sempre em excelente companhia !

    ResponderExcluir