A uva Shiraz produz desde vinhos complexos e distintos, assim como vinhos mais leves, podendo variar de relativamente tânicos a muito tânicos, alcoólicos e com aromas e sabores de especiarias.
Essa uva possui grande personalidade e é encontrada tanto nos vinhos das regiões de Hermitage e Côte-Rôtie e Crozes-Hermitage, na França.
Principais aromas e sabores: especiarias (pimenta-do-reino preta), frutas escuras maduras (framboesa negra, groselha negra, amora), alcaçuz, couro, caça e alcatrão, além dos “empireumáticos” (tostado e defumado). Além desses, são mencionados aromas de gengibre e chocolate, notas florais (violeta) e, em algumas regiões da Austrália, um toque discreto de hortelã.
É a emblemática do Vale do Rhône, sul da França, onde produz tintos robustos, poderosos, defumados e com notas de pimenta preta. Ela também se tornou a casta típica da Austrália, onde é conhecida como Shiraz, e tipicamente produz vinhos densos, frutados, extremamente maduros, com menos taninos e marcados por amoras pretas doces.
Ao redor do mundo existem diversos estilos sendo produzidos, com destaque para alguns terrosos da Africa do Sul, alguns mais “Australianos” vindos da Califórnia e um país que produz excelentes variações da uva e que servem sempre como uma boa opção para aesta casta, o Chile.
Alguns exemplos para que possam diferenciar algumas caracteristicas distintas desta casta:
Shiraz apimentados, mais intensos:
Jean Luc Colombo La Divine Côte Rôtie 2006 (França)
Mitolo Savitar 2007 (Austrália)
E. Guigal Côte Rôtie Ch. D’Ampuis 2005 (França)
Sugestão: Pernil de cordeiro assada com especiarias indianas.
Shiraz redondos, encorpados e maduros.
Cadus Syrah 2002 (Argentina)
Wakefield St Andrews Shiraz (Austrália)
Perez Cruz Limited Edition Shiraz (Chile)
Sugestão: Costela assada – Cordeiro assado ao molho Syrah com azeitonas pretas.
Shiraz mais leves, frutados.
Almaúnica Shiraz 2010 (Brasil)
Tabali Shiraz Reserva 2008 (Chile)
Mitolo Jester Shiraz 2008 (Austrália)
Sugestão: Lombo de porco com Asian Spices.
Nenhum comentário:
Postar um comentário