domingo, 19 de setembro de 2010

CRV Tejo Altera Denominação de Origem

A comissão vitivinícola Regional do Tejo (CRV Tejo) altera a denominação de origem dos vinhos da região. Os rótulos apresentam a designação DO "Do Tejo", em vez de DOC "Ribatejo", a alteração tem como objetivo uniformizar a identidade da marca.

O principal fator que levou a alteração da denominação foi a forte ligação que a região de Ribatejo tem com o rio Tejo. "Os nomes dos rios são referências naturais que funcionam bem para designar regiões e, em particular, regiões produtoras de vinho, o que justifica a apção de explorar o enorme potencial imagético do nome Tejo, que tem uma grande riqueza associativa, como forma de ancorar a marca", explicou José Pinto Gaspar, Presidente da CRV Tejo. Ainda comenta que a qualidade dos vinhos sofreu uma enorme evolução nos ultimos anos, surgindo assim a necessidade de comunicar esses avanços ao público em geral, já que os vinhos que usavam a denominação Ribatejo estava associado a vinhos de baixa qualidade.


Um dos produtores mais premiados dentro da região da DO Tejo é o Quatro de Âncora, só nos consursos produzidos pela CVR Tejo receberam 13 medalhas. Nuno Falcão Rodrigues, produtor da Casa Agrícola do Tramagal, outro dos premiados, contando com nove medalhas em prêmios nacionas e internacionais, diz também que a mudança de denominação deve ser vista além de um simples mudar de nome. Pensa que os prêmios trarão "um reafirmar" da evolução qualitativa que a região tem mostrado nos últimos anos.


OS MAIS PREMIADOS


QUATRO ÂNCORAS: 13 medalhas em consursos promovidos e apoiados pela CVR Tejo. Além disso a Vale D'Algares forma atribuidas 14 medalhas para a colheita de 2006 e 18 para a colheita de 2007 e receberam o Premio Revelação do Ano atribuído pela Revista dos Vinhos.


CASA AGRÍCOLA DO TRAMGAL: 9 medalhas, sendo que a maioria delas foram atribuídas em prêmios internacionais.


FIUZA & BRIGHT: Receberam 6 medalhas em premios nacionais e internacionais nomeadamente no Internacional Wine Challenge, no Concours Mondial de Bruxelles, no Vinalies Internationales e o Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário