sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jack Daniel´s, o whisky do rock - Um pouco da história

Jack Daniel’s é unanimidade, muitos o consideram o melhor whisky já produzido no mundo , preferido de 9 entre 10 roqueiros ,principalmente na geração mais furiosa do rock ,é quase um símbolo de status e estileira rock’n’roll. Caminhou junto fora dos holofotes nos bastidores, hotéis e bares enlouquecidos em todos os momentos que marcaram o velho chavão “sexo, drogas e rock’ n roll”. Também pode se dizer tranquilamente que Jack Daniel’s é sinônimo de bom gosto para quem aprecia um bom destilado, porque somente um entendido no assunto saber reconhecer a diferença de seu sabor e o prazer de seu efeito quando moderadamente apreciado.

A História de Jack Daniel , seu criador é fantástica, porque ele assumiu o controle do que seria uma marca famosa mundialmente no passar dos anos, com apenas 13 anos de idade e muita obstinação. Como a Monotongo é cultura e o Jack Daniel’s faz parte da cultura mundial, nada mais perfeito do que narrar a trajetória dessa marca para que você entenda como nasceu e prosperou o whisky mais velho e mais Cult do mundo.

O COMEÇO DE TUDO EM 1846

“Jack” sempre foi o apelido de Jasper Newton Daniel, nascido em Lynchburg no Tenesse em 5 de Setembro de 1846,o caçula entre uma família de 10 irmãos. O menino nunca chegou a ter uma convivência perfeita com sua família, sua mãe veio a falecer quando ainda era um bebê e seu pai casou-se novamente alguns anos depois, Jack nunca aceitou o gênio de sua madrasta, tornando-se um garoto problema para a família, o que fez com que aos 6 anos de idade passasse a morar na casa de seu tio. Ainda garoto veio a conhecer a pessoa que mudaria os rumos de sua vida, o pastor Luterano Dan Call, Dan era proprietário de um armazém e também de uma pequena destilaria da qual Jack havia se encantado. Jack começou trabalhando com Dan em seu armazém, mas nunca escondia a vontade de trabalhar na destilaria de seu patrão, Dan acabou prometendo a Jack que ele poderia visitar a “casa” quando quisesse e que ainda lhe ensinaria como produzir o melhor whisky do mundo.

Quando a guerra chegou ao condado de Lincoln, nas colinas de Moore County, em 1861, Jack ainda tinha muito pouca idade para servir e seu patrão decidiu abrigá-lo de maneira mais segura como aprendiz em sua destilaria ensinando ao garoto o método “Sour Mash”(Mash significa a mistura de 70% de milho com trigo ou centeio e malte de cevada e Sour é processo de fermentação para assegurar a consistência de Ph) e aperfeiçoando o método exclusivo chamado de “ processo de Lincoln County”.

Em 1863, o pastor acabou pressionado por sua esposa e toda sua congregação devido a seu envolvimento com a fabrica de um produto que produzia tantos males, o álcool e o colocaram na parede entre seguir seu caminho como fabricante ou continuar sendo ministro de sua congregação luterana, foi quando o pastor decidiu vender sua fabrica para seu aprendiz Jack Daniel, que tinha apenas 13 anos de idade na época. Com a fabrica sob seu comando Jack logo descobriu que havia um local próximo de Lynchburg que oferecia as condições climáticas e naturais perfeitas para a fabricação de sua bebida, garantindo á ela uma qualidade ainda melhor, o local possuía uma caverna de pedras calcarias da qual vertiam água de uma pureza inquestionável e ele também levava em consideração tratar-se de terras abundantemente carregadas de arvores de frutas doces, para começar uma nova e mais arrojada etapa em seu negócio o local era perfeito.

A crise entre os estados americanos na época acabou sendo uma pedra no sapato de Jack Daniel, percebeu que o governo federal logo passaria a tributar seu produto se continuasse clandestinamente e aos 16 anos foi a primeira destilaria a ser registrada nos Estados Unidos. A formula usada no feitio de Jack Daniel’s tornou a bebida cada vez mais apreciada , um processo baseado na lenta filtragem do whisky através do carvão produzido pela arvore de bordo de açúcar e naturalmente a água de nascente pura da fonte de calcário, um processo de fermentação natural e sem aditivos químicos. Em 1904 Jack entrou com seu produto no festival de St Louis World competindo com as mais velhas e mais tradicionais marcas da Europa e acabou levando medalha de melhor whisky do mundo. Em 1905 ganhou o premio de prestígio na Bélgica e a essa altura já possuía cliente em todo o mundo. O Whsiky Jack Daniel’s conquistava sua fama. Jack continuou a tornar seus negócios cada vez mais lucrativos e expandiu violentamente até que em um acidente banal seu destino mudou.

A MORTE INUSITADA DE JACK

Tentando abrir um cofre que havia emperrado Jack chutou o objeto de metal com violência esmagando um de seus dedos , a ferida não curou direito e o ferimento gangrenou ,a saúde de Jack piorou até que veio a falecer em 1911, apos 6 anos doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário