quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Restaurante Veleiros

Desde 1999, o Veleiros Restaurante vem se destacando pela qualidade e variedade de seus pratos, juntamente com um exemplar atendimento. Caracteriza-se por sua cozinha Internacional e Nacional, onde podemos encontra pratos elaborados a partir de frutos do mar (camarão, lagosta e peixes), pratos a base de aves e carnes, juntamente com uma ampla carta de vinhos, onde encontra-se bodegas prestigiadas da Argentina, entre elas Alfredo Rocca e Nieto Senentiner, assim como vinhos portugueses da Cave Messias.

Comemorando seus 11 anos, o Veleiros Restaurante dispões de um cardápio comemorativo diferenciado, elaborados exclusivamente para esta data. Lembrando também que nas noites de quintas, sextas e sábados, a partir das 21.30 horas, artistas locais se apresentam com repertório clássico de música brasileira.


Mais informações:


Av. Engenheiro Roberto Freire, 510
Ponta Negra
(84) 3236 4532

sábado, 25 de setembro de 2010

Degustação Vinhedos

Neste próximo dia 30 de setembro a Vinhedos estará promovendo uma degustação com o enólogo Horácio Fuentes, da Viñas Ventisqueiro do Chile e o gerênte Rodolfo Juarez, da vinicola Dominios del Plata. A degustação será feita na loja da Vinhedos, na Avenida Prudente de Morais as 19:00, no valor de R$30,00.

Horácio Fuentes também conduzirá mais dois jantares harmonizados.

Mais informações:
http://www.revistadeguste.com/

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Corsário Music Bar

Nesta próxima sexta-feira, dia 24.09, acontece a reinauguração da mais nova proposta de bares em Natal, o antigo Restaurante Corsário, localizado em Petrópolis, reabrirá a casa com uma proposta diferente, o Corsário Music Bar.

O estabelecimento contará com uma maior variedade de entradas, um ambiente mais descontraida, sendo o primeiro estabelecimento em Natal a possuir no cardápio uma variedade de 20 rótulos de cervejas especias e artesanais, entre elas marcas como: Erdinger, Warsteiner, Isenbeck e a linha de cervejas artesanais, Colorado e Bamberg.

O ambiente foi ampliado e agora conta com um deck, retroprojetores e um palco para apresentação de bandas.


Rua Pontengi, 549
Petrópolis
Natal-RN
(84) 3201 1121

domingo, 19 de setembro de 2010

CRV Tejo Altera Denominação de Origem

A comissão vitivinícola Regional do Tejo (CRV Tejo) altera a denominação de origem dos vinhos da região. Os rótulos apresentam a designação DO "Do Tejo", em vez de DOC "Ribatejo", a alteração tem como objetivo uniformizar a identidade da marca.

O principal fator que levou a alteração da denominação foi a forte ligação que a região de Ribatejo tem com o rio Tejo. "Os nomes dos rios são referências naturais que funcionam bem para designar regiões e, em particular, regiões produtoras de vinho, o que justifica a apção de explorar o enorme potencial imagético do nome Tejo, que tem uma grande riqueza associativa, como forma de ancorar a marca", explicou José Pinto Gaspar, Presidente da CRV Tejo. Ainda comenta que a qualidade dos vinhos sofreu uma enorme evolução nos ultimos anos, surgindo assim a necessidade de comunicar esses avanços ao público em geral, já que os vinhos que usavam a denominação Ribatejo estava associado a vinhos de baixa qualidade.


Um dos produtores mais premiados dentro da região da DO Tejo é o Quatro de Âncora, só nos consursos produzidos pela CVR Tejo receberam 13 medalhas. Nuno Falcão Rodrigues, produtor da Casa Agrícola do Tramagal, outro dos premiados, contando com nove medalhas em prêmios nacionas e internacionais, diz também que a mudança de denominação deve ser vista além de um simples mudar de nome. Pensa que os prêmios trarão "um reafirmar" da evolução qualitativa que a região tem mostrado nos últimos anos.


OS MAIS PREMIADOS


QUATRO ÂNCORAS: 13 medalhas em consursos promovidos e apoiados pela CVR Tejo. Além disso a Vale D'Algares forma atribuidas 14 medalhas para a colheita de 2006 e 18 para a colheita de 2007 e receberam o Premio Revelação do Ano atribuído pela Revista dos Vinhos.


CASA AGRÍCOLA DO TRAMGAL: 9 medalhas, sendo que a maioria delas foram atribuídas em prêmios internacionais.


FIUZA & BRIGHT: Receberam 6 medalhas em premios nacionais e internacionais nomeadamente no Internacional Wine Challenge, no Concours Mondial de Bruxelles, no Vinalies Internationales e o Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados.



sábado, 18 de setembro de 2010

Nichos- Agencia Argentina Organiza Wine-tour Gay

A Agencia argentina de turismo segmentado para o turismo gay, a Duquese del Plata, organizou um novo tour voltado a este mercado, o Buenos Aires Tango, Wines & Gay Tour. Se trata de um tour regular, que não tem um mínimo de pessoas para participar, mas sim um máximo de 30 passageiros para cada tour. Cada um desses tours saem todos os sábados da porta de hotéis do centro de Buenos Aires e de Palermo.

A proposta é conhecer os lugares mais emblemáticos que esconde a história do tango na cidade de Buenos Aires. São compartidas aulas de tango e uma degustação de vinhos exclusiva para o grupo.
O tour histórico pelos bairros mais emblemáticos do tango conta a história de um outro ponto de vista, onde são visitados os lugares que deixaram marcado a história do tango: O bairro de Abasto, Avenida Corrientes, Plaza de Mayo e o bairro de San Telmo, entre ouros lugares da capital argentina. As aulas contam com um guia bilingue (ingles e espanhol) especializado no tema.
A degustação de vinhos compreende uma a Ruta Virtual del Vino Clásico, com um percurso pelas principais zonas produtoras do país, selecionando as uvas mais representativas de cada região acompanhado das imagens e sabores de seus terroirs.
Buenos Aires, a capital da Argentina se caracteriza por ter uma sociedade aberta e que respeita a diversidade sexual. A cidade oferece neste mesmo segmento diversos espetáculos, existindo também uma linha de cruzeiros que sai do Porto de Buenos Aires com passageiros gays de todo o mundo. A sanção da lei do matrimonio gay consolida esta posição, constituindo uma das dez cidades do mundo onde rege este instrumento legal, sendo a única da America do sul.


Fonte: Diario del Vino


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mundo dos Destilados: Absinto

O Absinto é uma bebida destilada feita da erva Artemisia Absinthum, anis, funcho, losna, entre outras ervas compõe a bebida. Foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico Francês que vivia em Couvert na Suiça por volta de 1792.

O Absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses no final do século XIX e princípios do século XX, até sua proibição em 1915, tendo ganho alguma popularidade com a sua legalização em vários países. É também conhecido como Fada Verde (La Fée Verte) em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Vicent Van Gogh, Oscar Wild, Henri de Toulouse-Lautrec e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde.

Um Pouco de História

No Inicio do século XX o Absinto era considerado uma droga de massas, levando a população ao alcoolismo e causando até mesmo doenças mentais.
Em 1873, o poeta Paul Verlaine atirou em Arthur Rimbaud, seu amante na ocasião, sob o efeito do absinto. Van Gogh, além de suas perturbações inatas, estava sob o efeito do absinto quando cortou a própria orelha e agrediu Gaughin.
Na Suiça , EUA e quase todos os países da Europa ficou proibido a comercialização do Absinto. Apenas Espanha, Portugal, Dinamarca e Inglaterra ainda era permitido o consumo.
No Brasil, a bebida foi trazida em 1999, porém teve que adaptar-se a lei brasileira com teor de alcool máximo de 54 GL.

Mais do que uma bebida alcoolica, o autêntico Absinto leva a fama de conter uma substância alucionógena, seu principio ativo é uma neurotoxina chamada "Thujone", componente de uma das plantas tradicionais usadas na sua composição chamada losna, que em doses muito altas pode ser tóxico. Levando em conta as análises atuais da bebida e seus componentes, é bem provável que a morte relacionada ao Absinto, assim como suas supostas alucinações, seja atribuível ao alcoolismo, uma intoxicação por alcool ou ingestão de uma bebida de má qualidade, ja que o teor alcoolico do Absinto é bastante elevando, variando de 45% a 85%, o que equivale cerca de 110 a 144 proof da graduação norte-americana.
O ritual de seu consumo consiste em derramar um pouco de água gelada sobre uma colher perfurada, onde se coloca um torrão de açúcar, a água derrete o açúcar e leva para dentro do copo de Absinto.

Atualmente o Absinto passa por uma batalha difícil para conquistar sua IGP (Indicação Geográfica Protegia), onde o berço desta bebida se localiza no Vale de Traver, uma região proxima a fronteira francesa no Cantão de Neuchâtel. Essa preocupação em consquistar sua denominação vem manejo indevido de muitos produtores que comercializam o produto sob a apelação Absinto, utilizam oleos essências no lugar de plantas medicinais, outros se contentam em macerar uma mistura sem destilar, fazendo com que o produto perca seu carácter, comenta Yves Kluber, proprietário da maior destilaria da região de Val-de-Travers.

Mais detalhes e informações sobre este assunto, confira no site http://www.swiissinfo.ch/




quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vinhos Envelhecidos no Fundo do Mar

Na Baia de Plantzia, na Espanha, a compania Bajoelagua Factory inicia um ambicioso projeto de avaliar se os vinhos podem envelhecer melhor no fundo do mar. Foram colocadas bodegas submarinas, chamadas de "Módulo de Envelhecimento Controlado" (MEC), verdadeiro laboratório embaixo do mar que permitirá entender por que os vinhos que envelhecem na água marinha tem um sabor diferente, conforme infoma Eitb.

Localizado numa profundidade de 15 metros, os módulos tem uma estrutura que permite que as correntes marinhas circulem pelo seu interior. As "bodegas" além de tudo, possuem câmaras para controlar o processo permanentemente.

Em breve serão colocadas as primeiras garrafas de vinho. Várias vinícolas espanholas aceitaram participar gratuitamente do experiência. Irão realizar degustações mensais que servirão para avaliar como estarão evoluindo os vinhos. Aqueles que logo sejam vendidos, terão na etiqueta "envelhecido no mar" para identificar seu armazenamento.

Fonte: Jornal La Nacion

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Novidades no Temaki Lounge Bar

Criado em novembro de 2008, o Temaki Lounge Bar foi o primeiro restaurante a implantar o conceito de cozinha "fusion" no estado do Rio Grande do Norte. Localizado na cidade de Natal, no badalado bairro de Petrópolis, o resturante oferece pratos que unem a cozinha contemporânea, com influências ocidentais e asiáticas.

Outra grande novidade são os pratos tailandeses desenvolvidos pelo chef consultor Marcio Fushimi, como o Bali Tai, um risoto de lagosta; Camarão ao molho de maracujá ou Goon Pla, camarão ao molho páprica, vinho do porto, mel, cebola roxa, tomate cereja e pimenta japonesa. O Temaki também oferece uma sugestão de pratos para a semana, que podem ser de comida japonesa ou tailandesa. Possui uma carta exclusiva de cervejas importadas, com rótulos como: a linha das cervejas de trigo Erdinger, a pilsen Warsteiner e a 100% malte Isenbeck.

A casa abre para o almoço somente na quinta-feira e sexta-feira, das 12h as 15h. Para o jantar, de segunda a sábado das 19h a meia-noite.

TEMAKI LOUNGE BAR
Avenida Afonso Pena,625
Natal-RN
(84) 3201 0765

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Brasileiro Muda Jeito de Tomar Cerveja

Com a crescente variedade de rótulos que vão aparecendo gradativamente em bares, restaurantes e supermercados, o consumidor brasileiro esta cada vez mais atento as novidades relacionadas a cervejas especiais. Nota-se uma maior preocupação pela qualidade na hora de consumo, onde os rótulos especiais já representam 5% do mercado nacional.

A Revista Veja Online publicou uma nota relacionado sobre este novo perfil de mercado, confira aqui:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/surge-um-novo-consumidor-de-cerveja

Video com entrevista: Marcelo Stein, Cilene Soarin, Edu Passareli e Fábio Rodrigues.

Video exclusivos sobre as cervejas: Alexandre Guerra apresenta sobre alguns estilos de cerveja (Lambic, Lager e Ale).