segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mundo dos Destilados: Absinto

O Absinto é uma bebida destilada feita da erva Artemisia Absinthum, anis, funcho, losna, entre outras ervas compõe a bebida. Foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico Francês que vivia em Couvert na Suiça por volta de 1792.

O Absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses no final do século XIX e princípios do século XX, até sua proibição em 1915, tendo ganho alguma popularidade com a sua legalização em vários países. É também conhecido como Fada Verde (La Fée Verte) em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Vicent Van Gogh, Oscar Wild, Henri de Toulouse-Lautrec e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde.

Um Pouco de História

No Inicio do século XX o Absinto era considerado uma droga de massas, levando a população ao alcoolismo e causando até mesmo doenças mentais.
Em 1873, o poeta Paul Verlaine atirou em Arthur Rimbaud, seu amante na ocasião, sob o efeito do absinto. Van Gogh, além de suas perturbações inatas, estava sob o efeito do absinto quando cortou a própria orelha e agrediu Gaughin.
Na Suiça , EUA e quase todos os países da Europa ficou proibido a comercialização do Absinto. Apenas Espanha, Portugal, Dinamarca e Inglaterra ainda era permitido o consumo.
No Brasil, a bebida foi trazida em 1999, porém teve que adaptar-se a lei brasileira com teor de alcool máximo de 54 GL.

Mais do que uma bebida alcoolica, o autêntico Absinto leva a fama de conter uma substância alucionógena, seu principio ativo é uma neurotoxina chamada "Thujone", componente de uma das plantas tradicionais usadas na sua composição chamada losna, que em doses muito altas pode ser tóxico. Levando em conta as análises atuais da bebida e seus componentes, é bem provável que a morte relacionada ao Absinto, assim como suas supostas alucinações, seja atribuível ao alcoolismo, uma intoxicação por alcool ou ingestão de uma bebida de má qualidade, ja que o teor alcoolico do Absinto é bastante elevando, variando de 45% a 85%, o que equivale cerca de 110 a 144 proof da graduação norte-americana.
O ritual de seu consumo consiste em derramar um pouco de água gelada sobre uma colher perfurada, onde se coloca um torrão de açúcar, a água derrete o açúcar e leva para dentro do copo de Absinto.

Atualmente o Absinto passa por uma batalha difícil para conquistar sua IGP (Indicação Geográfica Protegia), onde o berço desta bebida se localiza no Vale de Traver, uma região proxima a fronteira francesa no Cantão de Neuchâtel. Essa preocupação em consquistar sua denominação vem manejo indevido de muitos produtores que comercializam o produto sob a apelação Absinto, utilizam oleos essências no lugar de plantas medicinais, outros se contentam em macerar uma mistura sem destilar, fazendo com que o produto perca seu carácter, comenta Yves Kluber, proprietário da maior destilaria da região de Val-de-Travers.

Mais detalhes e informações sobre este assunto, confira no site http://www.swiissinfo.ch/




2 comentários:

  1. Olá Fabiana!!

    Otimo post!! Adorei seu blog, voce esta morando em Natal mesmo???Ja escutei falar de voce por aqui!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. A onde comprar em Natal?o Absinto, quero colocar no meu bar para venda.careca,meu E.mail:luisracha@bol.com.br

    ResponderExcluir