segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dicas básicas para iniciantes aprenderem a arte da degustação de cervejas

Aqui vão algumas dicas para que você aproveitar ao máximo suas degustações.
  1. Preste atenção desde o momento em que abre e serve a cerveja. O que você vê? O que você ouve?
  2. Cheire a cerveja. Muitos dos aromas são bastante voláteis, portanto perceptívies por um curto período, então não perca muito tempo e busque logo suas primeiras impressões olfativas. O álcool é perceptível? Lúpulo e malte normalmente são os mais percebidos.
  3. Observe a cerveja. Qual é a coloração? O liquido é claro, transparente? Como é o creme, ou a famosa espuma? Há muitas bolhas? De que tamanho elas são? O que acontece quando você inclina ou gira o copo? Você nota partículas suspensas ou então depositadas no fundo do copo? O líquido tem uma aparência cremosa ou mais líquida?
  4. Cheire a cerveja novamente. Se necessário, gire levemente o copo para que o aroma se solte. O que voê nota? Que aroma predomina? Você sente flores? Ervas? Caramelo? Frutas? Que tipo de frutas? Lembra algum outro aroma que você conhece? Que odores desagradáveis você identifica? Atenção pois após 4 inspirações, os sensors olfativos já começam a ficar confusos e sua avaliação prejudicada.
  5. Beba a cerveja. Antes de engolir, distribua por toda sua boca, para que tenha contato com toda a superfície da língua. Qual é o sabor predominante? É doce? Amarga? Azeda? Você sentiu álcool no final do gole ou então subindo para o nariz? Dedique um tempo para perceber as primeiras impressões.
  6. Beba novamente. O sabor inicial mudou? Como é o final de cada gole? É doce, mas como o que? Caramelos? Chocolates? Frutas? É amarga, mas qual a intensidade e como se combina com o resto? Já experimentou algo parecido? Talvez gengibre, ou então algum tipo de erva? Ou então você nota um toque azedo de limão? Muitas são as possibilidades, inclusive de identificar sabores desagradáveis como remédio e carne.
  7. Beba novos goles. É uma cerveja leve, para ser tomada em grandes quantidades num dia de sol, ou é uma cerveja mais encorpada, para dias mais frios? Você tomaria outra na sequência ou pra você é o suficiente apenas experimentá-la?
  8. Agora tente notar o sabor que a cerveja deixou em sua boca. É um paladar agradável? É duradouro ou desaparece rapidamente? É seco? Amargo? Doce?
  9. Reflita por alguns minutos. Você gostou da cerveja? O que mais te impressionou? É uma cerveja que você teria em sua geladeira? O que te faria pensar duas vezes antes de bebe-la novamente? Você recomendaria para seus amigos?
  10. Se você conhece um pouco sobre o estilo da cerveja, ou se tiver alguma referência por perto, o quanto a cerveja degustada se aproxima da descrição e características do estilo? Ela é melhor ou pior que outras do mesmo estilo que você já experimentou

Nenhum comentário:

Postar um comentário