quarta-feira, 26 de maio de 2010

Degustando o Vinho

Em poucas palavras, podemos decidir que a degustação é descrever a intimidade do vinho. Degustar um vinho consiste básicamente em tomar-se o tempo necessário para pensar o que é que estamos bebendo. Se concentra toda a atenção no vinho, observando, sentido seus aromas, dando a oportunidade de experimentar todas suas matices.

O mais lógico em abordar um vinho é:
1>>Através da vista.
2>>Através do olfato.
3>>Através do gosto.

O mais dificíl de apreciar um vinho consiste em descrever verbalmente com detalhes e precissão as sensações percebidas na degustação. A este objetivo, necessitamos uma mecanismo que requer, primeiramente, educar os sentidos, memorizar as sensações percebidas e um vocabulário que nos permita traduzir essas impressões en valores prováveis. Diante disso, cabe decidir que a degustação de vinhos e uma operação objetiva e que genéticamente, esta comprovado que não existem pessoas que percebam de maneira idêntica. Se a isto acrescentamos as preferências individuais, seguramente será encontrado descrições que não se compartem.Como explicar a uma pessoa que nunca provou uma laranja, que sabor tem? Que sensação produz na boca, que aromas possui? Por isso a degustação é todo um exercício pessoal. Pense quais são os vinhos que você mais gosta e tente expressar o porquê de suas preferências? É doce ou seco? Apresenta sensação de suavidade na boca ou é áspero? Compare estas sensações com produtos que possa reconhecer, identificar e descrever com sua própria linguagem.Diferente se falamos de uma degustação profissional, onde o uso da terminologia própria e imprescindível para os términos empregados tenham o mesmo significado para todos.

CONSELHOS ÚTEIS PARA DEGUSTAR VINHOS:
1>> Se você for degustar vários vinhos, comece sempre pelos brancos, seguido dos rosados e finalmente tintos, e dentro do mesmo grupo, primeiro os secos e logo as doces, o mais ligeiro antes do mais estruturado.
2>> Comprove que o vinho esta na temperatura correta.
3>> Escolher um lugar com boa luz.
4>> Não use perfume.
5>>Sirva somente um terço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário