quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vinhos Biodinâmicos

Muitos de vocês seguramente já ouviram falar dos vinhos biodinâmicos, onde gradualmente já estão ocupando seu espaço em meio as gôndolas.
Quando bem feitos, esses vinhos costumam ser mais delicados, mais sutis, apresentam maior tipicidade da variedade e maior retro-gosto.

O término biodinâmico provém do grego bio (vida) dinamys (energia), significa que estes métodos trabalham de acordo com a energia, buscando uma relação harmonioza entre o homem e a terra. Consiste em uma a agricultura com visão holística que tenta englobar o homem, sem esquecer os aspectos sociais e econômicos e sua conexão com o cosmo.

Um de seus princípios base são os chamados "organismos agrícolas" que busca encontrar um organismo autónomo em que as plantas e os animais funcionem em um ambiente autosuficiênte e adaptados as condições locais. Além disso, utilizam um calendario biodinâmico em que são analisados os momentos favoráveis da posição da lua, dos planetas e estrelas para as colheitas, plantações e outros trabalhos.

Baseado na "ciência das forças vitais" iniciado pelo poeta e científco Goethe (1749 -1832) e desenvolvia por Rudolf Stein (1861-1925), a agricultura dinâmica não é somente um método, é um estado de conciência global onde o agricultor deve desenvolver sua percepção para conectar a natureza e seu espírito.

Dentro do mundo dos vinhos, um dos precursores em adotar estes métodos de plantação para o cultivo das videiras foi o Francês Nicolas Joly, um "assistente da natureza" ("not winemaker", como se apresenta) onde percorre o mundo, juntamente com um grupo que difunde estes vinhos chamados "La Renaissense de Apellations".
Cada vez mais bons produtores vão surgindo e agradando muitos paladares exigêntes, implantando estes métodos em seus vinhedos e transmitindo sua filosofia para dentro das garrafas.
Deixo aqui algumas vinhos e produtores interessantes:
Casa de Mouraz- Portugal
Colomé - Argentina
Ópalo de Mauricio Lorca - Argentina
Tacuil - Argentina
Matétic -Chile
Santa Emiliana -Chile
Roberto Giraud (famoso negociant e proprietário de vinhedos biodinámicos) - França
Jean Pierre Amoreau. Chateau Le Puy -França
Avondale - África do Sul
Clos de La Coulée de Serrant- França
Tenuta Valgiano- Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário