Quando bem feitos, esses vinhos costumam ser mais delicados, mais sutis, apresentam maior tipicidade da variedade e maior retro-gosto.
O término biodinâmico provém do grego bio (vida) dinamys (energia), significa que estes métodos trabalham de acordo com a energia, buscando uma relação harmonioza entre o homem e a terra. Consiste em uma a agricultura com visão holística que tenta englobar o homem, sem esquecer os aspectos sociais e econômicos e sua conexão com o cosmo.
Um de seus princípios base são os chamados "organismos agrícolas" que busca encontrar um organismo autónomo em que as plantas e os animais funcionem em um ambiente autosuficiênte e adaptados as condições locais. Além disso, utilizam um calendario biodinâmico em que são analisados os momentos favoráveis da posição da lua, dos planetas e estrelas para as colheitas, plantações e outros trabalhos.
Baseado na "ciência das forças vitais" iniciado pelo poeta e científco Goethe (1749 -1832) e desenvolvia por Rudolf Stein (1861-1925), a agricultura dinâmica não é somente um método, é um estado de conciência global onde o agricultor deve desenvolver sua percepção para conectar a natureza e seu espírito.
Dentro do mundo dos vinhos, um dos precursores em adotar estes métodos de plantação para o cultivo das videiras foi o Francês Nicolas Joly, um "assistente da natureza" ("not winemaker", como se apresenta) onde percorre o mundo, juntamente com um grupo que difunde estes vinhos chamados "La Renaissense de Apellations".
Cada vez mais bons produtores vão surgindo e agradando muitos paladares exigêntes, implantando estes métodos em seus vinhedos e transmitindo sua filosofia para dentro das garrafas.
Deixo aqui algumas vinhos e produtores interessantes:
Casa de Mouraz- Portugal
Colomé - Argentina
Colomé - Argentina
Ópalo de Mauricio Lorca - Argentina
Tacuil - Argentina
Matétic -Chile
Santa Emiliana -Chile
Roberto Giraud (famoso negociant e proprietário de vinhedos biodinámicos) - França
Jean Pierre Amoreau. Chateau Le Puy -França
Avondale - África do Sul
Clos de La Coulée de Serrant- França
Tenuta Valgiano- Itália
Nenhum comentário:
Postar um comentário