segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Comidas regionais do seridó

Caicó é um município brasileiro do interior do estado do Rio Grande do Norte, principal cidade da região do Seridó, localizada a 256 km da capital estadual, Natal.

Caicó possui uma rica identidade gastronômica devido produção de leite, carne-de-sol e do queijos de manteiga e de coalho.  Possui pratos típicos como o arroz-de-leite, munguzá, farofa d’água, paçoca de carne de sol, carne-de-sol-assada, umbuzada, filhós de mel e suco de cajarana.

Além dos pratos típicos da culinária regional, é possível encontrar também uma culinária contemporânea criada  pelo talentoso chef Sandro Medeiros, do restaurante Brilhante que, a parti dos produtos encontrados na região,  cria seu próprio menu, utilizando-se da criatividade e conhecimento, capta toda a essência dos sabores locais combinando técnicas regionais e contemporâneas, criando pratos que transmitem toda a riqueza da região.

Ao lado da esposa Rosineide Medeiros, que é seu braço direito para suas inspirações, auxilia na elaboração das preparações, uma delas é o caviar de caju, que o casal  prepara a receita cortando caju em cubinhos e cozinhando com tomate, cebola roxa, pimentão, alho, azeitonas, alcaparras, vinagre balsâmico e molho shoyo.

Sandro,  além do dom para cozinha, carrega consigo também o sobrenome que herdou do antepassado Jesuíno Brilhante, considerado o primeiro cangaceiro do RN.

Brilhante tem em seu cardápio pratos como o rondelli de macaxeira com carne de sol, o kibe de carne de sol recheado com queijo de manteiga, o tortellini de macaxeira também com carne de sol e queijo e até a Bruschetta do Seridó, feita com batata doce, manteiga de garrafa, carne de sol e queijo coalho ralado.
A fusão desses ingredientes combinados pelo chef são extremamente harmônicas, quando mesclados com caju, uma de suas iguarias mais exploradas, Sandro procura ameniza o amargor do cajú e manter vivo o leve gosto do doce que possui. Para servir o caviar de caju, Sandro desenvolveu ainda um biscoito de macaxeira, feito com a própria macaxeira, queijo de coalho e farinha de trigo sem fermento.

Parabéns pelo lindo trabalho!!!
  
 Restaurante Brilhante
Rua Joel Damasceno, 833
Caicó
(84)  3417-3866

Nenhum comentário:

Postar um comentário