segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dicas para degustar vodkas

A Vodka é uma bebida destilada popular, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia, sendo que o nome vodca é o diminutivo de água  ("aguinha") em várias línguas eslávas, contudo não se tem certeza da origem etimológica. 

Assim como o vinho, a cerveja e o uísque têm características marcantes e informações presentes em suas embalagens, produtores de vodca têm buscado o mesmo caminho, porém ainda há muita desinformação sobre o assunto. Como saber, então, avaliar o sabor dessa bebida?

O que nos facilita é ter sempre o conhecimento prévio sobre os estilos e classificações, para melhor  avaliar.

Existem 3 tipos de vodka básicos, sendo classificados como:
  • Ocidental - prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levaram a uma vodca com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor;
  • Polonês - é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodca de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas;
  • Russo - bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queima depois de ingeridas

Como avaliar?
Após estabelecer que existem diferenças entre as vodkas (tipos e estilos), devemos também levar em conta o processo de destilação, onde algumas são destiladas em colunas e outras, após a destilação em coluna, também passam por outra destilação em alambique de cobre, que confere maior complexidade no sabor e nos aromas. É muito importante também levar em conta à partir de qual matéria prima a vodka foi fermentada (grãos ou uva).

A inspiração vem do mercado de diamantes, que usa a ferramenta de 4 Cs para avaliar uma pedra. São elas: cut, color, clarity and carat (corte, cor, clareza e quilate). Já os 4 Fs devem ser apoiados pelo histórico de produção da bebida, assim darão base para uma avaliação mais completa do produto. A degustação não deve necessariamente avaliar se um produto é melhor do que o outro, mas sim, qual se adapta melhor à finalidade desejada. Desse modo, o consumidor poderá saber com certeza como deve ser servida a vodca.

Fragrance: odor, essência ou perfume;
Flavour: a reação sensorial através do estímulo do paladar;
Feel: a impressão física do líquido na boca;
Finish: a sensação que fica na boca após engolida a bebida. O que ela deixa?

Passos para degustação:

1. Coloque a vodka escolhida em um pequeno copo e deixe alguns minutos até que o copo e o liquido fiquem à temperatura ambiente.

2. Primeiro, cheire a vodka. Perceba se o cheiro do álcool sobe rapidamente e queima ou faz arder seu nariz e olhos ou, se o cheiro é apenas forte, mas agradável.

3. Segundo, beba um pequeno gole e espalhe a vodka na frente da boca, depois na parte de trás da boca, antes de engolir. Sinta se a vodka queima as papilas gustativas ou somente as revigora.

4. Terceiro, respire fundo imediatamente antes de engolir e sinta como o vapor alcoólico chega à garganta. Novamente, perceba se é uma sensação de ardência ou uma queimação agradável.

5. Engula esta pequena quantidade e identifique onde você começa a sentir a bebida conforme ela desce.

6. Finalmente, beba o restante e engula. Perceba se a sensação de queimação se inicia na garganta e depois desce. Ou, se a queimação se inicia no estômago e sobe para o tórax.

7. Aprecie a pós-degustação. Há alguma sensação residual? Com algumas vodkas você pode detectar um sabor de alcaçuz ou de anis no fundo da boca. Este é um sinal de que você bebeu uma vodka destilada de grãos.

8. O paladar de cada um de nós é uma característica individual, no entanto, todos podemos distinguir uma vodka de qualidade se soubermos como avaliá-la.

Com o passar do tempo e o aprimoramento do paladar, seremos capazes de distinguir as características e  qualidade da vodka para apreciá-la cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário