terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tampas de rosca e rolhas sintéticas

Os puristas odeiam, mas os defensores da tampa de rosca alegam que ela é fácil de se abrir e de se fechar após o consumo, o que aumenta o potencial de conservação da bebida depois de ter a garrafa aberta. O uso de tampas de rosca ou mesmo de rolhas sintéticas nos vinhos é uma alternativa à escassez da tradicional rolha de cortiça, que é hoje um dos itens mais caros no preço do vinho. Uma rolha custa aproximadamente US$ 1. Elas são caras porque a cortiça é extraída da casca do sobreiro, uma árvore só existente nos países ibéricos (Portugal e Espanha) e cuja casca leva 30 anos para regenerar-se.

Uma vertente de enólogos sustenta que a tampa de rosca ou a rolha de cortiça não interferem no sabor de vinhos novos, mas a polêmica é grande. Os alarmistas garantem que se o consumo de vinho continuar a crescer no ritmo atual, não haverá mais rolhas de cortiça até os meados deste século.

Vejam alguns bons argumentos para passar a entender melhor o uso:

1. Em primeiro, e mais importante, lugar: elas não afetam o vinho.
As rolhas, elaboradas com a casca do sobreiro, estão sujeitas a fungos e contaminações que podem modificar diretamente o vinho.

2. Não estão sujeitas a movimento.
Por serem seladas com alta-pressão, mudanças de temperatura e pressão interna da garrafa não podem permitir a entrada de oxigênio nas garrafas, como podem quando são suficientes para movimentar as rolhas.

3. O isolamento é completo, impedindo a oxidação prematura do vinho.
De forma que podemos esperar de cada garrafa exatamente o que se declara dela, sem variações abruptas de características e de qualidade.

Sem dúvida nenhuma o vinho está imageticamente relacionado às rolhas de cortiça e aos saca-rolhas, ao ritual do corte das cápsulas e ao trabalhoso (e às vezes cansativo) esforço de se retirar a rolha. Não teremos, porém, escapatória: cada vez mais vinhos, de diferentes níveis de qualidade, utilizarão as novas, seguras, mas menos estéticas tampas de rosca.
A Screwcap Initiative, grupo neo-zelandês de viti-vinicultores que difunde a utilização da tampa de rosca, possui um completo site com todas as informações necessárias sobre o funcionamento e utilização das tampas de rosca e rolhas sintéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário