quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Whiskys e charutos

Um bom charuto pede uma boa bebida.
Entre as opções alcoólicas o whisky se destaca como o destilado mais conhecido do mundo. As inúmeras marcas e os diversos tipos de whisky permitem combinações preciosas com charutos premium.

O charuto é o cachorro enrolado, assim como o whisky é o cachorro engarrafado, para usar a metáfora do inesquecível poeta e compositor Vinícius de Moraes. Não há melhores amigos do homem, principalmente se os dois forem saboreados simultaneamente.

Para chegar a uma combinação feliz entre whisky e charuto é preciso analisar as características de ambos e tentar harmonizações a partir de alguns princípios básicos, levando em conta os estilos disponíveis dos dois prazeres. É necessário levar em conta esses princípios para obter uma combinação agradável.

O paladar de um charuto suave e fresco é diferente em termos de peso e nuances do que de um charuto meio fumado, e é diferente em cada avanço da banda.


Evolução

Com ou sem charutos, o whisky deve ser saboreado puro, sem gelo, com algumas gotas de água neutra para ajudar a liberar seu aroma característico. Assim ele revelará seu caráter por inteiro, mas aos poucos. Um bom whisky evolui no copo, apresentando após alguns minutos características diferentes de sabor e perfume, ou um equilíbrio distinto entre os diferentes elementos de sua composição.

O mesmo ocorre com os charutos premium, que evoluem durante a fumada, liberando suas qualidades conforme o fumante percorre os três terços em que classicamente eles são divididos.

Sendo assim, o harmonização entre charutos e whiskies não deve levar em conta apenas os traços clássicos de aroma e sabor, mas também o fator tempo, ou evolução. No quesito harmonia (charuto e whisky, como se pode ver, dá samba) como na maioria das harmonizações temos duas opções: combinar por afinidade (sabor doce, aroma floral ou amadeirado etc.) ou contraste (doce e azedo, pungente e suave). A experiência mostra que, no caso, os melhores resultados estão nas harmonizações com afinidade – principalmente entre os representantes mais intensos e potentes.

Charutos e whiskies se destacam por certos traços. Os charutos, se forem puros encorpados, intensos, em que tabaco, terra, couro, especiarias e madeiras se destacam, podem abafar certos traços mais sutis dos whiskies, como nuances florais, amêndoas e baunilha. Da mesma forma, whiskies complexos pesados, como os de puro malte da ilha de Islay (Laphroig e Lagavulin, por exemplo), intensos em sabores e odores marítimos ou turfa, encobrem certas sutilezas de fumos mais suaves.

Por Celso Nogueira
 

Um comentário:

  1. Olha que oportuno, ganhei um charuto maravilhoso semana passada de uma amiga e comprei um Whisky Green Label na Argentina... Experimentarei...

    ResponderExcluir