quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Globalização do Gosto nos Vinhos

O vinho é talvez o maior fruto da comunhão do homem com a natureza. Algumas vezes, em certos vinhos, apenas provando já sabemos de onde vieram as uvas que lhe deram origem, sua identidade ou também terroir, expressão francesa que designa o conjunto de fatores naturais (solo, subsolo, insolação, microclima etc) que influenciam a qualidade das uvas.

A "globalização do gosto" é uma tendência atual de em produzir vinhos parecidos entre sí, sem respeitar o terroir, vinhos feitos para obter altas notas com os críticos (em particular Robert Parker), com muita fruta, uvas extremamente maduras, com forte presença do gosto de carvalho e de teor alcoólico alto.

Uma das principais razões para todo este furor do vinho globalizado acompanha o consumo mundial, o mercado de vinhos teve grande crescimento nas últimas décadas graças aos novos bebedores, principalmente no maior mercado de vinhos do mundo, os EUA. Grande parte destes novos consumidores de vinhos se identificam com o estilo "parkerizado". Em consequência, muitas vinícolas ao redor do mundo buscam produzir vinhos que atendam esse gosto.

A tendência é de os vinhos siguam um padrão de gosto, principalmente nos produtos de menor preço. Porém, esse padrão significou também uma melhoria na qualidade dos vinhos em todo o mundo, contribuindo para aumentar a formação de um enorme mercado consumidor. A esperança é que estes novos apreciadores desenvolvam seu paladar e busquem novos gostos, descubrindo o enorme universo de variedas e diversidade de estilos que só o vinho pode oferecer.

A todos os profissionais e apreciadores de vinhos, o uso da sensibilidade e equilíbrio na compreensão da natureza e da indústria é de extrema importância. Saber diferenciar e apreciar cada estilo de vinho, consciênte de que nem sempre o vinho mais aclamado e mais pontuados devem ser tomados como referência de qualidade.

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