sábado, 17 de julho de 2010

Pinot Noir, Sinônimo de Elegância

A Pinot Noir é uma casta tinta, originária da França, que tem como natal a Borgonha,com cerca de 2 mil anos de antiguidade. Para muitos, a casta mais sublime e elegânte que existe.

Por ser tão antiga, a Pinot Noir originou toda uma família de uvas: Pinot Gris e Pinot Blanc. Além disso, segundo recentes estudos de DNA, 16 castas distintas têm a Pinot Noir na sua origem, dentre elas: Chardonnay, Gamay, Melon de Bourgogne (Muscadet) e Auxerrois (Malbec). O cultivo em outras partes do mundo só começou na década de 1990 (Nova Zelândia, Califórnia, Oregon, Austrália).

A Pinot Noir não se adapta em qualquer região. É uma casta muito difícil de cultivar. Para muitos só existe uma região com a capacidade de produzir bons vinhos com esta variedade, a Borgonha. POdemos encontrarbons exemplares com a uva Pinot Noir fora da Borgonha, mas digamos que, com exceção do Vale do Loire, são raros. Sancerre é uma sub-região do Loire especializada em Pinot Noir. Os Sancerre (tintos) são elaborados a base da Pinot Noir e muito apreciáveis. De um modo geral, são mais rústicos e menos elegantes, porém com uma boa tipicidade e marcante caráter. Outros bons Pinot Noir que merecem destaque são encontrados na Nova Zelândia e Califórnia.

Esta variedade necessita de clima fresco bem equilibrado. Floresce e amadurece mais cedo. O excesso de frio produz vinhos pálidos e pouco complexos. Já o excesso de calor provoca sabores e aromas excessivamente tostados e de geléias, afastando a elegância marcante.

Em linhas gerais, os aromas primários mais encontrados são: frutas vermelhas (cereja, framboesa, morango, ameixa), florais (violeta, rosas), especiarias (alcaçuz, açafrão, canela, orégano, chá verde) outros (vegetação rasteira, terra molhada, chão de terra, almíscar, azeitona preta). Com o tempo de guarda, os melhores vinhos podem apresentar: amadeirados (sândalo, incenso, cedrinho), animal (couro velho, suor), outros (ervas, especiarias, funghi, trufa).


Nenhum comentário:

Postar um comentário