sábado, 3 de julho de 2010

Tendência: Primitivo Di Manduria

Apesar do grande prestígio que gozam as regiões mais setentrionais, o sul da Itália é o verdadeiro berço do vinho italiano. É a ela que os gregos se referiam quando chamavam a península de Enotria , a “Terra dos Vinhos”, quando ali estabeleceram suas colônias, tal a boa adaptação da videira nesta terra de colinas e planícies de clima ameno.

Esta região mediterrânea, graças à sua posição geográfica de proximidade com o Oriente Médio e o norte da África, sofreu a influência de vários povos e culturas que cruzavam este mar interior, tendo sido a grega a mais marcante. Esta Itália helenizada era conhecida como Magna Grécia e a influência da cultura grega do vinho sobre ela foi enorme.

A primitivo é uma das uvas típica do sul da Itália e autóctone da região de Puglia, mas é da pequena cidade de Manduria que alcança níveis fantásticos – este DOC já é chamado de Amarone do sul. Produz vinhos tintos escuros, encorpados, concentrados e muito prazeirosos, cheios de frutas vermelhas.

Muitos afirmam que a Primitivo é a mesma uva da Zinfandel, que é típica da Califórnia, mas aparentemente são duas “filhas” de uma mesma casta croata chamada Plavac Mali.

Um bom exemplar desta cepa pertence a cantina Feudi di San Marzano em Puglia, ou Apulia é projeto de Valentino Sciotti. Ele achou a Cantina Social di San Marzano por engano, e com sua tradição em produção de vinho, percebeu que ali havia potencial. Com pequenas mudanças na adega, e com Mario Ercolino como chefe para os produtores de vinho, ele produziu vinhos modernos com notável expressão.
Vinho Luccarelli Primitivo Di Manduria DOC é um exemplar de vermelho rubi intenso. Aroma complexo, frutado, geléia de cereja e amora. Notas de tabaco e especiarias. Encorpado, suave e rico em taninos, notas de cacau, café, e baunilha no final. Acompanha vários pratos de carnes levemente condimentados, embutidos ou churrasco . Um grande vinho!

Confira os vinhos da vinícola: Feudi Di San Marzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário