De acordo com os técnicos, o clima ideal para o cultivo das uvas e podera converter a região em uma importante produtora a nível mundial, segundo informa o jornal Feira Hoje.
Segundo Giulliano Pereira, investigador do Embrapa, o vinho produzido na região do Morro do Chapéu será a Champagne brasileira, com capacidade de produzir vinhos de alta qualidade. A previsão dos primeiros vinhos serão elaborados a partir de 2014.
Trazidas da Europa, as variedade de uvas cultivadas são de excelente qualidade, permitindo assim elaborar vinhos de guarda, que podem ser consumidos em até 30 anos.
Curiosamente, em uma viagem na qual passei pela Chapada, me ocorreu o pensamento de que talvez fosse uma região adequada ao plantio de uvas.
ResponderExcluirA julgar pela vegetação de caatinga em grande parte do local, não deve ter alto índice pluviométrico, como a Serra Gaúcha. E tem grande amplitude térmica, com sol e temperaturas amenas de noite, estações bem definidas e tudo mais.
Mas confesso que suspeito um pouco destas perspectivas de "importante produtor a nível mundial" e "vihno de guarda de 30 anos", em uma região que ainda não tem uma safra no mercado.
De qualquer forma, é informação quente, e muito interessante!
Obrigado por compartilhar!
Ola Alexandre!!
ResponderExcluirEu confesso que não conheçao a região pessoalmente, mas pela informção que tive, dizem que realmente farão vinhos de excelente qualidade, vamos ver se é realmente para tanto, conforme as expectativas!!! So nos resta esperar para!
Obrigada pelo seu comentário!
Obraços.
Boa noticia!!!
ResponderExcluirAdoro ver seu blog :-) !!
Beijinhos
Amém; a quanto tempo eu peço a Deus para desenvolver minha região, com tantos potencial, mais o curral político não permitia, (o velho coronelismo) qu sabe que cdesenvolviimento traz conhecimento e conchecimento faz o povo pensar no o que é melhor. Agradeço a Deus e o governo Federal por tamanha iniciativa!!!!
ResponderExcluir