terça-feira, 17 de agosto de 2010

Morro do Chapéu, Nova Potência Brasileira na Produção de Vinhos Finos

O município do Morro do Chapéu, localizado na zona oriental da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, está sendo considerada a nova região brasileira com potencial para a produção de vinhos de qualidade e alta gama. O governo da Bahia acaba de assinar um convênio de cooperação técnica com o governo nacional para transformação da região, nas zonas com condições de produção de vinhos.
De acordo com os técnicos, o clima ideal para o cultivo das uvas e podera converter a região em uma importante produtora a nível mundial, segundo informa o jornal Feira Hoje.

Segundo Giulliano Pereira, investigador do Embrapa, o vinho produzido na região do Morro do Chapéu será a Champagne brasileira, com capacidade de produzir vinhos de alta qualidade. A previsão dos primeiros vinhos serão elaborados a partir de 2014.

Trazidas da Europa, as variedade de uvas cultivadas são de excelente qualidade, permitindo assim elaborar vinhos de guarda, que podem ser consumidos em até 30 anos.

4 comentários:

  1. Curiosamente, em uma viagem na qual passei pela Chapada, me ocorreu o pensamento de que talvez fosse uma região adequada ao plantio de uvas.

    A julgar pela vegetação de caatinga em grande parte do local, não deve ter alto índice pluviométrico, como a Serra Gaúcha. E tem grande amplitude térmica, com sol e temperaturas amenas de noite, estações bem definidas e tudo mais.

    Mas confesso que suspeito um pouco destas perspectivas de "importante produtor a nível mundial" e "vihno de guarda de 30 anos", em uma região que ainda não tem uma safra no mercado.

    De qualquer forma, é informação quente, e muito interessante!

    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Ola Alexandre!!

    Eu confesso que não conheçao a região pessoalmente, mas pela informção que tive, dizem que realmente farão vinhos de excelente qualidade, vamos ver se é realmente para tanto, conforme as expectativas!!! So nos resta esperar para!

    Obrigada pelo seu comentário!

    Obraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa noticia!!!
    Adoro ver seu blog :-) !!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amém; a quanto tempo eu peço a Deus para desenvolver minha região, com tantos potencial, mais o curral político não permitia, (o velho coronelismo) qu sabe que cdesenvolviimento traz conhecimento e conchecimento faz o povo pensar no o que é melhor. Agradeço a Deus e o governo Federal por tamanha iniciativa!!!!

    ResponderExcluir