segunda-feira, 5 de julho de 2010

Taças Riedel: Valorizar o Sabor do Vinho

Com uma tradição de quase três séculos, a perfeccionista família de origem austríaca mudou completamente a história das taças de vinho, abandonando os modelos de pequena capacidade, grossos e lapidados, em favor de taças grandes e finas, impecavelmente transparentes e produzidas artesanalmente com o mais fino cristal, uma para cada tipo de vinho.

“Hoje, muitos enófilos mencionam Riedel com a mesma reverência com que dizem Yquem, Gaja ou Lafite. Para amantes do vinho ao redor do mundo, não há absolutamente nenhuma dúvida que os copos Riedel são os melhores e mais funcionais”, afirmou a revista Wine Spectator.
Em suas linhas de taças (Sommelier, Vinum, Vinum XL, Grape, Vitis e Wine), os formatos e tamanhos dos bojos são meticulosamente desenhados para que todo bom vinho possa mostrar e valorizar ao máximo as suas qualidades. “O efeito que estas taças exercem sobre o vinho é profundo. Não é possível dizer o suficiente, elas fazem uma enorme diferença”, enfatiza o crítico Robert Parker.

O formato da taça envolve técnicas estudadas a minimos detalhes. Os recipientes foram desenvolvidos para conduzir o vinho para a boca e o nariz de maneira a realçar cores, aromas e sabores do fermentado, o que influencia no resultado. Para quem duvida, basta testar. Um paladar minimamente aguçado sentirá a diferença ao beber um mesmo vinho em taças completamente diferentes.
Os engenheiros e designers da Riedel encaram as características olfativas e gustativas do vinho como elas são: processos químicos. E trabalham fortemente na valorização dos aromas e na engenharia do formato da taça, planejada para atingir determinadas áreas da língua que identificam o doce, o salgado, a acidez e o amargo. O desenho da taça de um Bordeaux, por exemplo, faz o líquido escorrer para o centro da língua, o ponto que percebe a sensação encorpada do vinho. Antes de serem lançados no mercado, variações dos modelos são testados junto aos produtores, sommeliers e especialistas, até se chegar no ponto de excelência.



Um comentário: