quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cervejas Gourmet

Sabe o que é uma Lambic? E uma Gueuze? Já terá experimentado uma Barley Wine ou uma Smoked? Pode parecer-lhe estranho mas isto tudo são tipos de cerveja. De fato, existem várias dezenas de estilos de cervejas, para além de centenas ou mesmo milhares de marcas. Países como a Bélgica, Holanda, Alemanha ou EUA têm indústrias cervejeiras muito dinâmicas e inovadoras.

No Brasil, país conhecido mundialmente por ser um grande consumidor de cervejas, grande parte deste consumo são de cervejas comerciais, mas este panorama vem mudando. O consumidor está cansado da cerveja comercial e procura alternativas nas cervejas especiais. O mercado das cervejas gourmet tem crescido tanto no consumo quanto na produção. Dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja afirmam que a produção nacional de cerveja gourmet representa 4,5% do total de 10,34 bilhões de litros anuais.

Uma bela novidade entre estas cervejas que já esta sendo importada para o Brasil , a Estrella Damm Inedit, cerveja criada por Ferran Adrià, Juli Soler, os Sommeliers do premiado Restaurante El Bulli e os Mestres Cervejeiros da Damm, desenvolveram um novo conceito de cerveja, especialmente elaborada para acompanhar os pratos da alta gastronomia. É um coupage único, mescla de maltes de cevada e trigo, aromatizada com lúpulos e especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. A segunda fermentação na garrafa lhe proporciona complexidade aromática, frutada e floral, com notas doces no paladar. A apresentação é uma elegante garrafa âmbar de 750 ml, lembrando as de champagne. Serve-se em taças para vinho branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário