sábado, 5 de junho de 2010

Aguas Gourmet

É um mercado novo que começa a ter destaque em alguns hóteis e restaurantes, onde atualmente já têm direito a carta exclusiva, honra até agora reservada aos vinhos.

Gaseificadas ou não estas águas minerais provêm da Canadá (1 Litre), de França (Wattwiller) e da Dinamarca como é o caso da Iskilde. Muitas vêm de longe e de lugares inusitados, as suas embalagens têm um aspecto moderno e são tão caras como garrafas de vinho.

Sofisticada, requintada, inodora, incolor e insípida, a água hoje em dia vem cada vez mais conquistando seus seguidores, com suas embalagens de design inovador e arrojado.

Na Tasmânia, na cidade britânica de Shropshire, em aquíferos distantes da Noruega ou em Pisões, Moura. Nos últimos anos, os fabricantes têm ido até ao fim do mundo em busca da água perfeita. Com as quantidades exactas de sódio e minerais, de pureza imaculada, com mais ou menos oxigenação e rica em bicarbonatos. Tudo é minucioso neste mercado crescente, muitos por causa da beleza das garrafas que transportam estas água de luxo.


ELSENHAM

Vem de um aquífero em Inglaterra que se manteve intocável durante séculos. Uma espécie de lago subterrâneo que chegou mesmo a estar debaixo do mar. A Elsenham é uma das águas mais sofisticadas do mundo, rica em minerais como o ferro e o cálcio e baixa em sódio, características que a levam a ser considerada muito benéfica para os ossos. Engarrafada na fonte, vem numa embalagem de design simples, um cruzamento entre garrafa de vodka e frasco de perfume.




VOSS

A marca foi criada por dois noruegueses que repararam que, por todo o mundo, havia o hábito de transportar uma garrafa de água de plástico. Tendo em conta que a Noruega possui algumas das mais puras fontes de água existentes no mundo, foi apenas uma questão de juntar a qualidade a uma embalagem apelativa. Assim nasceu a Voss, tida por muitos como uma das mais imaculadas águas do mundo. É vendida numa espécie de garrafa/frasco transparente que oferece ao consumidor uma pureza autêntica vinda directamente da Natureza.


CLOUD JUICE (SUMO DE NUVEM)

Qualquer água engarrafada tem que responder a requisitos mínimos para ser colocada à venda no mercado. Pois bem, a Cloud Juice tem 400 vezes esses requisitos! Tal como o nome indica (em português, “sumo de nuvem”), estamos a falar de água da chuva. Mas não é uma chuva qualquer. É aquela que cai em King Island, uma pequena ilha situada entre a Tasmânia e o sul da Austrália. Dizem os especialistas que o segredo reside na conjugação entre os ventos vindos de oeste e o ar limpo e frio da Antárctica.




SAINT GEORGES BY STARK


Ora aqui o design quase que chega a falar mais alto que a qualidade da água ou não tivesse a garrafa da Saint Georges sido concebida por Phillipe Stark, inspirado num frasco de remédio do tempo dos romanos. Quanto ao líquido, é captado na Córsega, a 1100 metros de altitude. Originária de uma nascente com fonte granítica, a água é tão pura que não necessita de nenhum tipo de tratamento.

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Belo post e pra mim depois do vinho a água é a melhor bebida do mundo, pena que essas não são tão acessíveis.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, fico lisongeada, ainda mais que o elogio é de uma profissional.
    Seu blog é muito bom, prometo que sempre farei uma visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir